Perguntas Frequentes

O que são as tarifas de disponibilidade?

As tarifas de disponibilidade têm por função pagar os custos afetos à disponibilidade do serviço 24 horas por dia, nomeadamente, os custos de conservação e manutenção das infraestruturas, de leitura e de manutenção dos ramais domiciliários.

O que é a Taxa de Recursos Hídricos?

A taxa de Recursos Hídricos visa compensar o benefício que resulta da utilização privativa do domínio público hídrico, o custo ambiental inerente às atividades suscetíveis de causar um impacte significativo nos recursos hídricos, bem como os custos administrativos inerentes ao planeamento, gestão, fiscalização e garantia da quantidade e qualidade das águas.

Sou obrigado a efetuar a ligação à rede pública de abastecimento de água e/ou saneamento de águas residuais?

Sim, se existir rede pública de abastecimento de água ou de saneamento de águas residuais disponível a menos de 20 metros do limite da propriedade. Nestas situações devem ser abandonadas as soluções privativas de abastecimento de água para consumo humano ou de drenagem de águas residuais (furos e outras captações, assim como fossas sépticas) até aí utilizadas, privilegiando assim soluções coletivas devidamente controladas do ponto de vista da saúde pública e da proteção dos recursos naturais que são de todos.

Só pretendo a ligação a um dos serviços (água/saneamento). É possível?

Ambos os serviços são considerados funcionalmente indissociáveis, ou seja, existindo redes públicas disponíveis de água e saneamento, não poderá o Cliente optar apenas por contratualizar um dos serviços.

Quais os documentos necessários para requisitar a ligação e consequente e consequente celebração do contrato?

Para proceder à ligação, os munícipes servidos pelas redes públicas de abastecimento de água e/ou saneamento, devem dirigir-se à sede da empresa Águas de Carrazeda, S.A. e solicitar a ligação à rede pública que serve o seu prédio, trazendo a planta de localização do mesmo.

Na sequência do pedido e após ser aceite pelo requerente o orçamento apresentado, deve proceder ao respetivo pagamento, devendo ainda fazer-se acompanhar dos seguintes elementos, para proceder à celebração do contrato de prestação de serviços:

  • Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão;
  • Cartão de Contribuinte / Cartão de Cidadão;
  • Licença de habitabilidade ou documento similar;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento.

Posso recorrer a um furo para abastecimento da minha habitação?

Depende da existência ou não de sistema público de abastecimento próximo da sua habitação. Se pretender utilizar a água para consumo humano, só pode realizar um furo se não existir rede pública de abastecimento de água disponível (ou seja, a menos de 20 metros do limite da propriedade). Se pretender utilizar a água para outros fins, nomeadamente rega ou enchimento de piscinas, pode fazê-lo devendo solicitar a respetiva Licença à Autoridade competente (APA – Agência Portuguesa do Ambiente).

Posso utilizar uma fossa sética para rejeição das águas residuais da minha habitação?

Depende da existência ou não de sistema público de saneamento de águas residuais próximo da sua habitação. Em regra, só pode fazê-lo se não existir rede pública de saneamento de águas residuais disponível (ou seja, a menos de 20 metros do limite da propriedade) devendo solicitar a respetiva Licença à Autoridade competente (APA – Agência Portuguesa do Ambiente).

Como é faturado o consumo se não houver comunicação de leitura?

Na situação de ausência de leitura, o consumo é faturado por estimativa com base no histórico de leituras imediatamente anteriores ou de consumidores equivalentes, caso essa informação não esteja disponível. Para evitar leituras por estimativa, deverá comunicar a leitura do seu contador mensalmente, preferencialmente na mesma altura do mês e tendo em conta a data habitual de realização de leituras pela empresa.

O que fazer em caso de fuga de água?

Se detetar uma rotura visível ou fuga na sua rede predial feche de imediato a torneira de segurança do seu contador e, se necessário, contrate um técnico habilitado para efetuar a reparação. A Águas de Carrazeda S.A. efetua apenas reparações na rede pública.

Caso identifique uma rotura ou fuga de água na rede pública, agradecemos desde já que nos contate para:

Comercial: +351 278 617 736 (9h-17h)
Avarias: +351 917 227 325 (24 h)

Onde posso consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água?

Poderá consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água na área Informações – Controlo da Qualidade da Água.